Ajudem os Necessitados
Tiago 1: 27
“A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”

Quem são os necessitados?
Os Necessitados são pessoas em um determinado estado de vulnerabilidade social. Pessoas que necessitam de ajuda, pessoas essas que também são filhas de Deus e nossos irmãos. Por que razão deveríamos virar as costas para elas?
O plano de Deus jamais foi dor, tristeza, solidão e abandono. Não sabemos a história real e completa de uma pessoa em estado de dificuldade, ou o que há fez ir para as ruas, não podemos julgá-las.
Pessoas em estado de Vulnerabilidade Material, Emocional e Espiritual:
Êxodos 22: 22-24
“A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor; e a minha irá se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos.”
- Os Órfãos – São pessoas que não possuem os seus pais. Imagina, nascer sem o amparo das pessoas que os geraram. Muito triste …
- Viúvas – Mulheres que perdem os seus maridos. Um amor que se vai repentinamente.
- Os Pobres – Moradores de Rua, pessoas pobres e famílias em extrema pobreza. Pessoas em estado de vulnerabilidade, os mesmos não possuem ou tem dificuldades para obter recursos básicos para se alimentar e sobreviver. (Lucas 14:13-14)

- Estrangeiros – A necessidade de mostrar compaixão com aqueles que estão longe de suas Terras Natais. Muitos se encontram sozinhos e desorientados, e muitas das vezes até sem amigos e parentes próximos. Muito fácil ajudarmos pessoas que já conhecemos ou que são parentes. E os Estrangeiros? (Levítico 19:34)
- Marginalizados – Pessoas que tem a dificuldade de discernir o bem na sociedade. Necessário um plano inteligente e bem elaborado para a obtenção de clareza espiritual. Os cegos em espírito. Boa Educação em Massa e principalmente o acesso a ela pode transforma a Sociedade. (Provérbios 31:8-9)
- Enfermos e Incapazes de Trabalhar – São características diversas e depende de indivíduo para indivíduo. Fadigas, dores, tonturas, dificuldades para realizar atividades diárias e etc. São condições que afetam o bem-estar como um todo e traz consequências no físico, mental e emocional. A enfermidade pode levar ao isolamento social. (Mateus 8:16-17)
- Os Pecadores – As condições espirituais de maldade são uma espécie de fraqueza espiritual.
Matheus 9:12-13
“Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.”
A era dos julgadores: Julgar os necessitados
Romanos 14: 10-12
“Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”

Falando especificamente dos moradores de rua. Muito fácil estarmos em uma situação confortável, com a vida equilibrada e cairmos no achismo, julgando o porquê de as pessoas estarem nessas situações. Independente do que aconteceu no passado de uma pessoa que se encontra em estado de rua, devemos sempre olhar para o perdão e a compreensão. Ninguém é perfeito e todos somos pecadores, devemos ajudar sempre que tivermos a oportunidade.
A diversas formas de ajudar as pessoas, e muitas delas não envolvem dinheiro, e sim Serviço Voluntário. Temos que olhar mais para o Espírito Santo e pedirmos coragem para fazermos o correto, mesmo em pequena escala ou quantidade… Fazermos o bem.
Não realize nada pensando em recompensas ou em receber favores em troca. Faça por amor, talvez alguns passem por momentos de esquecimento, mas todos nós já fomos ajudados um dia. Uma pessoa feliz é aquela que conseguem ajudar alguém. (Lucas 6:35)
Mateus 25:40
“E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.”