OS 4 Pilares da Destruição Espiritual
Romanos 16:17
“Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.”

Fofoca
O fofoqueiro é uma pessoa que só vive de falar da vida dos outros, independente do que seja, mas o foco principal é diminuir imagens ou envergonhar. Você não pode confiar de forma alguma e nem falar notícias suas, pois essa pessoa vai passar para a frente. Uma dica é falar apenas o básico sobre você (caso seja perguntado, mas o ideal e não falar nada), apenas coisas que todos poderiam saber, mas que seja uma informação que não afetará a sua vida pessoal. Nada de falar o seu salário, sua intimidade com seu cônjuge, o que acontece no seu ambiente de trabalho, dentro da sua casa, projetos e planos seus, FIQUE CALADO(A)! E muito cuidado ao falar coisas sobre outras pessoas, mesmo que seja verdade. Evitar que uma pessoa conte uma história aleatória por aí e da maneira dela, dizendo que você é o autor dessa história pode te livrar de conflitos desnecessários.
Maledicência
O maledicente já usa a linha pesada mesmo, não vê nada de bom em nada e fica atrás de brechas e situações para difamar uma pessoa. É o famoso mexeriqueiro, são invasivos em suas falas, falando todo tipo de coisas sem permissão e sem dó e nem piedade. Seu objetivo é “botar pra baixo” o status de qualquer pessoa ou reputação. Minha dica para esse tipo de pessoa é se afastar mesmo e apenas conversar o básico do básico, siga aquela linha de cumprimentar e sair. Caso você seja pego em uma conversa com uma pessoa dessas, seja individualmente ou seja no coletivo (com outras pessoas) encurte suas respostas ao máximo e na primeira brecha saia da conversa de forma educada.
Contenda
O que pratica a contenda é uma espécie de zombador, o que causa discussão e discórdia entre pessoas. No nosso dito popular tem sempre aquela pessoa que bota a famosa “pilha”, mas na maioria das vezes coloca, deixa a discussão se instalar e sai fora, então. Aos desavisados o zombador é uma das piores coisas que existem, a zombaria já é má por si só e o que causa conflito e discussão entre pessoas é pior ainda. Existe até uma conotação espiritual maligna (salmos1:1) para esse tipo de gente. Mas não confunda brincadeira com zombaria são duas coisas bem diferentes. Todo aquele que gera o conflito ele trabalha espiritualmente para o mau (romanos 16:17). Também induzem pessoas a não gostarem de outras pessoas.
Aquelas pessoas que vem até você para dizer que fulano disse isso e aquilo de você e ainda te dá um toque sutil de confiança para que você faça ou fale algo, saia desse tipo de gente. Para lhe dar com eles você precisa ser muito inteligente, porque geralmente eles estão bem perto de você; Talvez frequente a sua residência, na escola, na academia, nas suas rodas de lazer ou em outros lugares. Uma dica boa é você sempre causar um ar de tarefas no início das falas; preciso ir ali, tenho que trabalhar, estou ocupado. Mostre a eles que você é um MAU OUVINTE para o perfil deles.
Falso testemunho
O que espalha falso testemunho é o mentiroso, ele altera histórias reais, aumenta, diminui, distorce e inventa. Ele cria situações para o seu próprio benefício, seja para atacar alguém ou levar vantagens. Nada de sério e correto sai da boca desse tipo de gente, são os famosos “espertalhões” que acham que irão se dar bem sempre. Não vos engane a esse perfil, pois em muitos dos casos eles estão perto de você e realizando o falso testemunho, até mesmo de você, mas sem você saber. Geralmente eles falsificam histórias, mas sem que você tenha a oportunidade de verificar se é verídica porque em muitas das vezes para você fazer isso você terá que entrar em um espaço particular de alguém. Quando você identificar esse perfil de pessoa, afaste-se. “NÃO é um estímulo para perda de amizades”, nem somos a FAVOR DE PERDA DE AMIZADES, mas precisamos ser a favor de perdas de negatividades. Decisões duras fazem parte da vida e se você deseja alcançar caminhos de vitória é necessário correr riscos de escolhas, mesmo que essa pessoa seja próxima sua. Imagina uma história inventada a seu respeito que tenha o poder de fazer com que você perca seu casamento, um emprego ou destruir a relação que você tenha com seus pais.
Para quem saber o que quer escolhas são colheitas

Você ainda tem dúvidas sobre o que fazer em relação ao convívio com esses perfis de pessoas? Pare de se enganar, as pessoas que você anda influenciam no seu futuro, tenha em mente objetivos claros e convictos de que PESSOAS TOXICAS IRÃO INTOXICAR VOCÊ. Se você só anda com gente que fala mal dos outros, gente que vê negatividade em tudo, pessoas que só se envolvem em problemas, pessoas que só arranjam brigas, pessoas que não querem nada com estudo e nem com trabalho e outros vários por aí a fora que fazem coisas horríveis. Talvez VOCÊ possa ser O PRÓXIMO A SER ASSIM! Sua vida poderá ser igual a deles durante a sua vida inteira, so depende do tempo que você conviver, acorde para a realidade. Talvez não seja seu caso, ÓTIMO! Mas caso seja, já passou da hora de sair. Tem pessoas que querem ficar pelo meio de caminho, não por culpa delas, mas por escolhas delas. Infelizmente… faz parte.
Os 4 pilares da queda

1/3 dos anjos não caíram porque bebiam bebidas alcoólicas e fumavam cigarros. A queda teve 4 pilares como forças, forças essas que separaram o bem e o mau. Uma sequência de Desejos (energia) lógicas. Foram diversos desejos, mas vamos focar nesses quatro apenas.
1 – Primeiro ocorreu a Inveja do Poder de Deus. O desejo de ser como ele, isso tudo deu espaço para a fofoca. Um momento onde se espalhou informações com o intuito de questionar a autoridade do todo poderoso para os anjos (Isaías 14:12).
2 – (Tiago 4:11) No segundo passo vem a maledicência. O ato de falar mal de alguém de forma pejorativa. Falar de Deus para todos os anjos.
3 – Terceiro passo veio o falso testemunho, o ato de mentir (o pai da mentira), criar e inventar histórias sobre Deus e o bem. (João 8:44)
4 – O Quarto passo foi a prática da contenda. Foi a prática da confusão, desordem e conflitos (Apocalipse 12:7). Tudo isso contra o “Trono”.
Essas coisas são muito serias e infelizmente ainda existem como se fossem coisas comuns. Essas coisas (práticas) não são daqui, elas estão aqui na terra, pois os seres humanos não foram feitos para essas práticas. Lendo o início do livro de JÓ (JÓ 1:6-12) você observa que essas práticas ainda continuam, por parte desses seres.
Agora vem a pergunta chave: Se “ele” foi ao trono de Deus para falar de JÒ. Você acha que não falam de você quando você peca? Prestem bem a atenção nas suas ações e fujam do pecado.
Vigiem as suas vidas e Permaneçam em Oração!